• Sábado, 18 de Abril de 2026

Prefeitos da fronteira se unem para ampliar leitos de UTI

POR JOELSO GONçALVES COM ASSESSORIA

2145

Aral Moreira (MS) – O prefeito de Aral Moreira Alexandrino Garcia (PSDB), se reuniu na manhã dessa quarta-feira, em Ponta Porã, com os prefeitos Hélio Peluffo, de Ponta Porã, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, de Amambai e Marcelo Pé, de Antônio João.

 

A reunião com os chefes do executivo serviu para fortalecer a idéia da criação de uma alternativa de combate do Coronavírus.

 

“Pretendemos criar mais 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos aqui em Ponta Porã. Dessa forma, vamos desafogar outros centros que já estão com sua capacidade máxima de atendimento” disse o prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo, que representa a frente de prefeitos do Conesul, que engloba 14 Prefeituras

 

O objetivo é atender os 14municípios que compreendem o Conesul do Estado. “Nós vivemos o pior momento em relação ao Covid-19 e Ponta Porã tem um prédio construído que será utilizado com o CAPS e está disponibilizado para ampliar para a instalação dos 10 leitos UTI e 20 leitos clínicos no atendimento Covid-19. O governador Reinaldo Azambuja que é extremamente municipalista se tem sido sensível a estas questões, será favorável a esta demanda da região” disse Hélio Peluffo.

 

O Diretor do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Demétrius do Lago Pareja, afirmou que caso seja concretizada a parceria entre Prefeituras e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Instituto Acqua precisa de 7 a 10 dias para colocar em pleno funcionamento a nova unidade. “Precisamos ajustar e padronizar algumas coisas e a partir daí, teremos condições de ampliar o atendimento para Ponta Porã e a outros Municípios da região”, disse Demétrius.

 

O prefeito Alexandrino Garcia destacou a reunião e disse da preocupação dos gestores municipais com relação ao avanço da pandemia. “Com esforços somados, temos a certeza do êxito em busca de mais saúde para a nossa população” disse o prefeito.

 

Ao final da reunião entre a frente de Prefeitos, foi elaborado um documento que foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, contendo a demanda. Prefeitos aguardam agora o apoio estadual para implantar a estrutura.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.