Estado
Obras da ponte bioceânica entre Paraguai e Brasil avançam
MOPC-PY
— 428A construção da Ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta, no Paraguai, a Puerto Murtinho, no Brasil, continua avançando em bom ritmo. De acordo com o último relatório apresentado pela empreiteira, estão sendo registrados avanços importantes, principalmente do lado paraguaio.
Na costa paraguaia, atualmente as obras estão concentradas no Pilar 13, uma das principais estruturas da ponte. As equipes de construção montam a fôrma e a plataforma do segmento inicial em ambos os lados deste pilar. Estas tarefas são cruciais para a estabilidade e resistência da estrutura.
Enquanto isso, do lado brasileiro, a montagem das 96 vigas previstas para aquele trecho da ponte já foi concluída. A obra avança em vários trechos em simultâneo, com atividades que incluem a betonagem de vigas de contraventamento, a colocação de armaduras e a montagem de pré-lajes em vários vãos.
Um projeto estratégico para a região
Esta ponte é peça fundamental do Corredor Rodoviário Bioceânico, um ambicioso projeto que busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio. A obra não só melhorará a conectividade física entre o Paraguai e o Brasil, mas também promoverá a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.
Esta iniciativa, promovida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) com recursos da Itaipú Binacional, representa um excelente exemplo de cooperação. O trabalho é realizado pelo Consórcio Binacional PYBRA.